quarta-feira, 26 de junho de 2013

3.4 REALATORIO DO PROJETO


3.4 REALATORIO DO PROJETO
Os alunos de mostraram muito entusiasmados com a nova atividade pedagogia, pelo fato de poderem pesquisar em diferentes sites na internet, poderem trazer gravuras, histórias sobre comidas típicas, origem, danças, brincadeiras, enfeites, músicas, ditados juninos, e muitas outras coisas. Eu, como professora deles, estou muito satisfeita com os resultados, pois percebi a curiosidade dos meus alunos e os interesses deles em aprender mais e mais sobre o mundo junino. Satisfeita também pelo fato de ter conseguido interar essas atividades com os novos meios tecnológicos. Eles tiveram algumas dificuldades, em apresentar o trabalho para a turma, uns por conta da timidez outros por conta do medo de ter errado em algum momento da pesquisa, mas deixei bem claro para eles, que iria entender se eles estivessem errados alguma coisa, pois tenho plena convicção de que realizar atividades da sala de aula através de pesquisas feitas em internet é muito inovador para eles, mas creio que eles estão se adaptando bem com tudo isso. 

projeto junino


3.3 PROJETO FESTA JUNINA
Festa Junina turminha.png 


 INSTITUIÇÃO: ESCOLAMUNICIPAL CAIO VIANA MARTINSPROFESSOR (A): MARIA QUEIROZ BEZERRA
TURMA: 2º ANO
TURNO: VESPERTINO
TEMA: A FESTA JUNINA
DURAÇÃO DO PROJETO: 7 DIAS 

Justificativa:

Este projeto didático visa destacar para os alunos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. Destacar ainda que no nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente. Explicar para os mesmos que as festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro e, que durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Explicar para os alunos que é interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, as vésperas , que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada.

Objetivos Gerais:
Bom, estamos no mês junino, e nada melhor do que realizar um projeto, com este tema. O objetivo principal do projeto junino é enriquecer os conhecimentos da turma, e despertar neles a curiosidade de pesquisar a fundo todos os sub temas relacionados à época junina, como, Músicas; Produção de enfeites para a sala; Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.); Tradições; Ditado Junino; Comidas típicas; Origem da Festa Junina, através da internet.

Objetivos Específicos:

  • desenvolver o interesse e gosto pela tradição;
  • Planejar a realização de uma Festa Junina;
  • Resgatar a memória das Festas Juninas;
  • Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas;
  • Distinguir a diferença dos costumes das Festas Juninas no Brasil e no mundo;
  • Sociabilizar os alunos;
  • Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade;
  • Conhecer a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São João e São Pedro.
  • Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;

  • Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
  • Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  • Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
  • FAZER COM QUE OS ALUNOS PESQUISEM TUDO ISSO ATRAVÉS DA INTERNET, TRAZENDO PESQUISAS DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS.  
Recursos:


  • Cartazes;
  • Papel manilha;
  • Sulfite;
  • Cola;
  • Tinta guache;
  • Lápis de cor;
  • CDs;
  • Aparelho de som;
  • Televisão;
  • Fantasias;
  • INTERNET

  • Músicas;
  • Colagem;
  • Recortes;
  • Produção de enfeites para a sala;
  • Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
  • Tradições;
  • Ditado Junino;
  • Comidas típicas;
  • Origem da Festa Junina.
 Temas que serão pesquisados pelos alunos:
  • Músicas;
  • Produção de enfeites para a sala;
  • Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
  • Tradições;
  • Ditado Junino;
  • Comidas típicas;
  • Origem da Festa Junina.
METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas, e principalmente com as pesquisas realizadas pela internet, que foram apresentadas na sala de aula. 

DESENVOLVIMENTO:

Leitura de textos informativos, da internet;
Leitura de poesias e/ou músicas juninas.
Montagem de um jornal com dicas juninas.
Leituras de textos criativos.
Caça-palavras.
Cruzadinhas.
Montagem de cartazes e convites.
Confecção de um caderno de receitas de comidas típicas da época.
Confecção de enfeites juninos.
Atividades de matemática com problematização.
Montagem de painel com crendices e superstições.
Conscientização do perigo de soltar balões.

Culminância:
  • Elaboração de um mural com as características de uma verdadeira Festa Junina.
  • Festa Junina na sala de aula (cada aluno ficará responsável por uma pesquisa diferente de cada sub tema junino e apresentará todas as pesquisas para os colegas, e cada um irá também dizer como foi a experiência de pesquisar na internet).
Estratégias: Usei como estratégia principal para trair a atenção e a curiosidade dos alunos, os meios tecnológicos como principal fonte para realizar as pesquisas que cada aluno ficou responsável, Gravuras, vídeos, Músicas, Danças, Brincadeiras, etc 

Avaliação:
Os alunos de mostraram muito entusiasmados com a nova atividade pedagogia, pelo fato de poderem pesquisar em diferentes sites na internet, poderem trazer gravuras, histórias sobre comidas típicas, origem, danças, brincadeiras, enfeites, músicas, ditados juninos, e muitas outras coisas. Eu, como professora deles, estou muito satisfeita com os resultados, pois percebi a curiosidade dos meus alunos e os interesses deles em aprender mais e mais sobre o mundo junino. Satisfeita também pelo fato de ter conseguido interar essas atividades com os novos meios tecnológicos. Eles tiveram algumas dificuldades, em apresentar o trabalho para a turma, uns por conta da timidez outros por conta do medo de ter errado em algum momento da pesquisa, mas deixei bem claro para eles, que iria entender se eles estivessem errados alguma coisa, pois tenho plena convicção de que realizar atividades da sala de aula através de pesquisas feitas em internet é muito inovador para eles, mas creio que eles estão se adaptando bem com tudo isso.
















3.2 relatório do plano de aula


3.2   Li atentamente as propostas pedagógicas do portal, porém não senti necessidade de mudanças ou adaptações, creio que atingir todos os meus objetivos pedagógicos, até por que percebi tudo isso no decorrer da inovadora atividade pedagógica.  Os alunos se envolveram bastante nas atividades, compreenderam de forma clara as atividades, a mensagem foi transmitida também de forma clara e objetivas, os alunos tiveram mais dificuldades na hora de colocar as letras maiúsculas nas iniciais de cada nome; Também ficaram um pouco tensos na hora de escolher um tema relacionado a matéria de língua portuguesa, foi interessante que eles optaram por pesquisar jogos educativos, se relacionaram muito bem com os outros colegas, não teve disputa por máquinas cada um sentou em seu lugar de forma organizada, eles não interferiram nas atividades dos colegas pois eu estava lá ajudando quem estivesse com dúvidas, todos os meus alunos atingiram meu objetivo, todos já estavam um pouco familiarizados com as máquinas, a atividade foi dada aos alunos e o professor acompanhou o ritmo de cada um para a realização dela, todas as máquinas funcionaram bem, algumas com os programas um pouco lentos, porém nada de muito problema. A turma recebeu muito bem a proposta, se animaram com a atividade diferente, eles se comportaram muito bem no decorrer da atividade, nos deixando muito satisfeitos com os resultados, todos eles aprenderam de forma eficaz tudo que por mim foi dito, essa forma de ensino pode ser aplicada para outras séries, porém com temas diferentes relacionados ao conteúdo de cada turma.

EU E MINHAS FILHAS...




eu e minhas PRINCESAS!!! MAMÃE AMA DE MAIS.




quinta-feira, 13 de junho de 2013



Avidade 3.5

Alunas:Maria dos Anjos
Maria Queiroz

.- De certa forma está inserido nos planos desenvolvidos na sala de aula como currículo.
  • Através de hipertexto trabalhando histórias contadas, jogos pedagógicos, alfabetizando e letrando por meio digital.
  • Sim, porque favorecem os alunos com aulas diferenciadadas e tecnológicas
  • Aprenderam novas oportunidades de aprendizagem de forma prazerosa e divertida.
Currículo é um conceito inter-relacionados que depende diretamente da concepção de conhecimento e aprendizagem que se tem no processo educacional.ti

domingo, 9 de junho de 2013


Contextualizando: da teoria à pratica
Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. Mas e o adolescente? E a criança? Os pais, alunos e profissionais da área acadêmica e outros profissionais pela educação de nossas crianças, vivem hoje uma grande preocupação: a necessidade de preparo técnico devido a presença marcante da tecnologia em nossas vidas. Será que todas as pessoas efetivamente, estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação? Existem várias criticas em relação à utilização dos computadores na escola, principalmente nos níveis da pré-escola e ensino fundamental, segundo Seltzer (1994). Para o autor, as máquinas devem ser consideradas como mero instrumento para uma porção de atividades úteis, mas que estas últimas não englobam seu uso na educação de matérias que não sejam a computação propriamente dita, pelo menos até as últimas séries do segundo grau. O autor comenta que o ensino apresenta um cenário ruim causado não pelo fator tecnológico, mas sim pelo fato de existir um inter-relacionamento humano, onde, deveria ser dada maior importância à relação aluno-professor, ou seja, para que essa relação fosse sensivelmente mais humana.
Mas devemos simplesmente nos esquecer dos computadores na educação em pleno término do século vinte? Não, acreditamos que devemos sim participar deste avanço tecnológico com a sociedade em geral e também em estar utilizando essas tecnologias com as crianças. É claro que a utilização deste equipamento não deve, em hipótese alguma, ser utilizado como um fim em si mesmo, mas sim como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, despertando desta maneira algum tipo de interesse maior na questão do conhecimento.