quarta-feira, 26 de junho de 2013

projeto junino


3.3 PROJETO FESTA JUNINA
Festa Junina turminha.png 


 INSTITUIÇÃO: ESCOLAMUNICIPAL CAIO VIANA MARTINSPROFESSOR (A): MARIA QUEIROZ BEZERRA
TURMA: 2º ANO
TURNO: VESPERTINO
TEMA: A FESTA JUNINA
DURAÇÃO DO PROJETO: 7 DIAS 

Justificativa:

Este projeto didático visa destacar para os alunos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. Destacar ainda que no nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente. Explicar para os mesmos que as festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro e, que durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Explicar para os alunos que é interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, as vésperas , que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada.

Objetivos Gerais:
Bom, estamos no mês junino, e nada melhor do que realizar um projeto, com este tema. O objetivo principal do projeto junino é enriquecer os conhecimentos da turma, e despertar neles a curiosidade de pesquisar a fundo todos os sub temas relacionados à época junina, como, Músicas; Produção de enfeites para a sala; Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.); Tradições; Ditado Junino; Comidas típicas; Origem da Festa Junina, através da internet.

Objetivos Específicos:

  • desenvolver o interesse e gosto pela tradição;
  • Planejar a realização de uma Festa Junina;
  • Resgatar a memória das Festas Juninas;
  • Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas;
  • Distinguir a diferença dos costumes das Festas Juninas no Brasil e no mundo;
  • Sociabilizar os alunos;
  • Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade;
  • Conhecer a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São João e São Pedro.
  • Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;

  • Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
  • Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  • Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
  • FAZER COM QUE OS ALUNOS PESQUISEM TUDO ISSO ATRAVÉS DA INTERNET, TRAZENDO PESQUISAS DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS.  
Recursos:


  • Cartazes;
  • Papel manilha;
  • Sulfite;
  • Cola;
  • Tinta guache;
  • Lápis de cor;
  • CDs;
  • Aparelho de som;
  • Televisão;
  • Fantasias;
  • INTERNET

  • Músicas;
  • Colagem;
  • Recortes;
  • Produção de enfeites para a sala;
  • Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
  • Tradições;
  • Ditado Junino;
  • Comidas típicas;
  • Origem da Festa Junina.
 Temas que serão pesquisados pelos alunos:
  • Músicas;
  • Produção de enfeites para a sala;
  • Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
  • Tradições;
  • Ditado Junino;
  • Comidas típicas;
  • Origem da Festa Junina.
METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas, e principalmente com as pesquisas realizadas pela internet, que foram apresentadas na sala de aula. 

DESENVOLVIMENTO:

Leitura de textos informativos, da internet;
Leitura de poesias e/ou músicas juninas.
Montagem de um jornal com dicas juninas.
Leituras de textos criativos.
Caça-palavras.
Cruzadinhas.
Montagem de cartazes e convites.
Confecção de um caderno de receitas de comidas típicas da época.
Confecção de enfeites juninos.
Atividades de matemática com problematização.
Montagem de painel com crendices e superstições.
Conscientização do perigo de soltar balões.

Culminância:
  • Elaboração de um mural com as características de uma verdadeira Festa Junina.
  • Festa Junina na sala de aula (cada aluno ficará responsável por uma pesquisa diferente de cada sub tema junino e apresentará todas as pesquisas para os colegas, e cada um irá também dizer como foi a experiência de pesquisar na internet).
Estratégias: Usei como estratégia principal para trair a atenção e a curiosidade dos alunos, os meios tecnológicos como principal fonte para realizar as pesquisas que cada aluno ficou responsável, Gravuras, vídeos, Músicas, Danças, Brincadeiras, etc 

Avaliação:
Os alunos de mostraram muito entusiasmados com a nova atividade pedagogia, pelo fato de poderem pesquisar em diferentes sites na internet, poderem trazer gravuras, histórias sobre comidas típicas, origem, danças, brincadeiras, enfeites, músicas, ditados juninos, e muitas outras coisas. Eu, como professora deles, estou muito satisfeita com os resultados, pois percebi a curiosidade dos meus alunos e os interesses deles em aprender mais e mais sobre o mundo junino. Satisfeita também pelo fato de ter conseguido interar essas atividades com os novos meios tecnológicos. Eles tiveram algumas dificuldades, em apresentar o trabalho para a turma, uns por conta da timidez outros por conta do medo de ter errado em algum momento da pesquisa, mas deixei bem claro para eles, que iria entender se eles estivessem errados alguma coisa, pois tenho plena convicção de que realizar atividades da sala de aula através de pesquisas feitas em internet é muito inovador para eles, mas creio que eles estão se adaptando bem com tudo isso.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário