A escola vem recebendo de forma positiva as novas formas de
conhecimentos e tecnologias, porém os profissionais de educação sentem certo
receio de lidar com essas ferramentas, por acharem complicados ou coisas do
tipo, sendo que acham o novo difícil, porém a meu ver, nada que um pouco de
esforço da parti de cada um para mudar essa realidade. Os professores que
utilizam estes recursos despertam a curiosidade, a reflexão e chamam atenção da
curiosidade dos discentes, contribuindo assim com o processo de ensino e
aprendizado, onde a educação ganha sentido e provocam as mudanças nessas
deferentes interações, sendo que tudo isso irá melhorar a qualidade do ensino e
aprendizagem de ambas as partes.
A escola ainda tem
dificuldades em lidar com as novas tecnologias, não basta equipá-las é
necessário que haja um esforço mútuo por parte de gestores e principalmente
professores, para que as novas tecnologias realmente sejam utilizadas, pois os
alunos na sua maioria já dominam tais tecnologias e dessa forma passam a
compreender o espaço da sala de aula com algo monótono em relação ao mundo da
informática do qual ele se utiliza com facilidade.
Como salientou o professor
Ladislau Dowbor a escola precisa deixar de ser menos lecionadora, e ser mais organizadora no sentido de
possibilitar aos alunos utilizar-se de tantas informações que circulam na mídia
e assim, possam realmente selecionar conhecimentos que irão lhes possibilitar atuar de formar prática
no seu cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário