domingo, 9 de junho de 2013

Plano de Aula


PLANO DE AULA
Como professora do 2º ano da Escola Municipal Caio Viana Martins, decidir por interagir melhor meus alunos com os meios tecnológicos utilizando A SEQUENCIA ALFABÉTICA, a aula foi dada no dia 06/06/2013 no período da tarde. 
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
TEMA DA WEQUEST: Seqüencia Alfabética, e Navegação
INTRODUÇÃO: Essa atividade foi muito interessante para eles, por que eles tiveram que prestar mais atenção na localização das letras do teclado sendo que estas, não estão na mesma ordem que eles estão de costume, mas que, porém eles iriam ter que realizar a atividade na ordem aprendida na sala de aula, isso fez com que eles tivessem mais curiosidade, atenção, e principalmente focassem na atividade para que fosse ser realizada com sucesso. E após a atividade realizada eles iriam pesquisar assuntos do interesse deles, mas que tivessem ligação com a disciplina.
TAREFAS: 
Caros alunos: Considerando as atividades realizadas na disciplina de Língua Portuguesa, vamos fazer uma seqüência alfabética no computador com os nomes de cada aluno da sala, para que possamos interagir mais com os meios tecnológicos da maneira mais fácil possível para vocês agora no início.
·        Abrir o programa de digitação de texto no computador (Microsoft Office)
·        Colocar o Título da Atividade        
·        Cada um recebera a lista com os nomes da classe todos em forma aleatória
·        Cada um começara a listar os nomes da pagina de texto na ordem alfabética
·        Ao término da atividade cada um vai pesquisar um tema de língua português já estudado na sala de aula e ler o que conseguiram pesquisar. Enfim cada um irá dizer o que achou da nova experiência, e citar as maiores dificuldades.
AVALIAÇÃO: Os alunos tiveram mais dificuldades na hora de colocar as letras maiúsculas nas iniciais de cada nome; Também ficaram um pouco tensos na hora de escolher um tema relacionado a matéria de língua portuguesa, muito interessante que eles optaram por jogos educativos, usando palavras, letras e outras temas de língua portuguesa, sendo que eles não apresentaram muitas dificuldades com a internet em si, irei disponibilizar agora alguns sites pesquisados por eles: (http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php), (http://www.escolagames.com.br/jogos/cacaPalavras/).
CONCLUSÕES: Os alunos se mostraram muito curiosos para a realização da atividade, fiz com que eles aprendessem e entendessem que a internet e o computador não devem ser usados apenas como forma de brincadeiras e redes sociais, mas também para obter conhecimentos.
ANOTAÇÕES: Os alunos se envolveram bastante nas atividades, compreenderam de forma clara as atividades, a mensagem foi transmitida também de forma clara e objetivas, os alunos tiveram mais dificuldades na hora de colocar as letras maiúsculas nas iniciais de cada nome; Também ficaram um pouco tensos na hora de escolher um tema relacionado a matéria de língua portuguesa, foi interessante que eles optaram por pesquisar jogos educativos, se relacionaram muito bem com os outros colegas, não teve disputa por máquinas cada um sentou em seu lugar de forma organizada, eles não interferiram nas atividades dos colegas pois eu estava lá ajudando quem estivesse com dúvidas, todos os meus alunos atingiram meu objetivo, todos já estavam um pouco familiarizados com as máquinas, a atividade foi dada aos alunos e o professor acompanhou o ritmo de cada um para a realização dela, todas as máquinas funcionaram bem, algumas com os programas um pouco lentos,  porém nada de muito problema. A turma recebeu muito bem a proposta, se animaram com a atividade diferente, eles se comportaram muito bem no decorrer da atividade, nos deixando muito satisfeitos com os resultados, todos eles aprenderam de forma eficaz tudo que por mim foi dito, essa forma de ensino pode ser aplicada para outras séries, porém com temas diferentes relacionados ao conteúdo de cada turma.








Nenhum comentário:

Postar um comentário