Como sei que o aluno aprendeu determinado assunto?
A aprendizagem acontece em sala quando percebemos que o
aluno é capaz de fazer relações do conteúdo tratado em sala com as situações da
vida diária. Assim sendo, temos que despertar no aluno a percepção sobre a
importância dos conhecimentos adquiridos em sala para sua vida pessoal,
profissional e social, só assim conseguiremos de nossos alunos maior
envolvimento e interesse nas atividades propostas em sala, e para que as
informações discutidas possam ser transformadas em conhecimentos, ou através da avaliação, que pode ser
diversificada: escrita, oral, um debate ou mesmo uma auto avaliação. E, também
pelas atitudes dos alunos, em mostrar que sabe algo novo.
Quando
o professor transmite uma informação?
A partir do
momento em que ele passa o que aprendeu ao seu aluno, através de um bate papo,
de uma leitura, de um vídeo, de uma pesquisa.
Quando
o aluno procura uma informação na internet?
Em relação à
escola, é quando o professor solicita alguma pesquisa, mas dependendo do aluno
ele também busca essa informação quando for de seu interesse e necessidade.
A
informação é necessária, mas ela por si só garante que o aluno possa construir
seu conhecimento?
A informação é muito importante, porém por se
só não tem grandes relevância se ficar somente na memória sem utilização
prática para o dia-a-dia da pessoa. Precisamos saber para que serve, qual a sua
utilidade. Essa informação tem que ser selecionada, trabalhada com o aluno.
O
que significa conhecimento e como ele difere da informação?
Conhecimento é
algo que é adquirido ao longo do tempo. É um acúmulo de informações
selecionadas, necessárias e úteis, que fica em nossa mente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário