quinta-feira, 6 de junho de 2013


Como sei que o aluno aprendeu determinado assunto?
A aprendizagem acontece em sala quando percebemos que o aluno é capaz de fazer relações do conteúdo tratado em sala com as situações da vida diária. Assim sendo, temos que despertar no aluno a percepção sobre a importância dos conhecimentos adquiridos em sala para sua vida pessoal, profissional e social, só assim conseguiremos de nossos alunos maior envolvimento e interesse nas atividades propostas em sala, e para que as informações discutidas possam ser transformadas em conhecimentos, ou através da avaliação, que pode ser diversificada: escrita, oral, um debate ou mesmo uma auto avaliação. E, também pelas atitudes dos alunos, em mostrar que sabe algo novo.


Quando o professor transmite uma informação?

A partir do momento em que ele passa o que aprendeu ao seu aluno, através de um bate papo, de uma leitura, de um vídeo, de uma pesquisa.

Quando o aluno procura uma informação na internet?

Em relação à escola, é quando o professor solicita alguma pesquisa, mas dependendo do aluno ele também busca essa informação quando for de seu interesse e necessidade.

A informação é necessária, mas ela por si só garante que o aluno possa construir seu conhecimento?

A  informação é muito importante, porém por se só não tem grandes relevância se ficar somente na memória sem utilização prática para o dia-a-dia da pessoa. Precisamos saber para que serve, qual a sua utilidade. Essa informação tem que ser selecionada, trabalhada com o aluno.

O que significa conhecimento e como ele difere da informação?

Conhecimento é algo que é adquirido ao longo do tempo. É um acúmulo de informações selecionadas, necessárias e úteis, que fica em nossa mente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário