Reflexões Iniciais
Sabemos
que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia,
e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo
real. Mas e o adolescente? E a criança? Os pais, alunos e profissionais da área
acadêmica e outros profissionais pela educação de nossas crianças, vivem hoje
uma grande preocupação: a necessidade de preparo técnico devido a presença
marcante da tecnologia em nossas vidas. Será que todas as pessoas efetivamente,
estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação? Existem várias criticas em relação à utilização dos
computadores na escola, principalmente nos níveis da pré-escola e ensino
fundamental, segundo Seltzer (1994). Para o autor, as máquinas devem ser
consideradas como mero instrumento para uma porção de atividades úteis, mas que
estas últimas não englobam seu uso na educação de matérias que não sejam a
computação propriamente dita, pelo menos até as últimas séries do segundo grau.
O autor comenta que o ensino apresenta um cenário ruim causado não pelo fator
tecnológico, mas sim pelo fato de existir um inter-relacionamento humano, onde,
deveria ser dada maior importância à relação aluno-professor, ou seja, para que
essa relação fosse sensivelmente mais humana.
Mas devemos simplesmente nos esquecer dos
computadores na educação em pleno término do século vinte? Não, acreditamos que
devemos sim participar deste avanço tecnológico com a sociedade em geral e
também em estar utilizando essas tecnologias com as crianças. É claro que a
utilização deste equipamento não deve, em hipótese alguma, ser utilizado como
um fim em si mesmo, mas sim como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino
e aprendizagem, despertando desta maneira algum tipo de interesse maior na
questão do conhecimento.
Enfim, após pesquisas
finalizamos que:
As Vantagens desse
processo para com os alunos e educando são:
- Despertar
da curiosidade;
- Aumento
da criatividade, principalmente nos casos de utilização no auxilio á
aprendizagem de crianças deficientes, até então realizada de uma forma não
tão eficaz, como é o caso de programas utilizados pela prefeitura da
cidade de São Paulo, na gestão de 1992;
- Uma
ferramenta poderosa como auxílio no aprendizado, como por exemplo, a
utilização de softwares educacionais (multimídia);
- Uma
produtividade maior em relação ao tempo necessário ao estudo propriamente
dito;
- Necessidade
de um continuum de treinamento, para o acompanhamento tecnológico;
E, onde as principais
desvantagens seriam:
·
Falta de preparo dos próprios
educadores e educando:
- As
influências negativas causadas pela utilização de técnicas relacionadas
com a tecnologia (computadores), ou seja, a utilização excessiva das
máquinas e se realmente a utilização da tecnologia (computadores)
significará um aperfeiçoamento efetivo do ensino no país. Neste caso
comenta-se a eficácia da viabilização de projetos computacionais
internamente nas instituições de ensino.
Enfim, sou a Aluna Maria Queiróz,
completa satisfação em estar cada dia aprendendo mais e mais com este curso, e
podendo ver a importância que realmente tem a implantação da tecnologia de
educação no ambiente escolar, de forma que é vantajosa para ambas as parte
Aluno-Professor.
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