quinta-feira, 6 de junho de 2013

Reflexões iniciais


Reflexões Iniciais
Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. Mas e o adolescente? E a criança? Os pais, alunos e profissionais da área acadêmica e outros profissionais pela educação de nossas crianças, vivem hoje uma grande preocupação: a necessidade de preparo técnico devido a presença marcante da tecnologia em nossas vidas. Será que todas as pessoas efetivamente, estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação? Existem várias criticas em relação à utilização dos computadores na escola, principalmente nos níveis da pré-escola e ensino fundamental, segundo Seltzer (1994). Para o autor, as máquinas devem ser consideradas como mero instrumento para uma porção de atividades úteis, mas que estas últimas não englobam seu uso na educação de matérias que não sejam a computação propriamente dita, pelo menos até as últimas séries do segundo grau. O autor comenta que o ensino apresenta um cenário ruim causado não pelo fator tecnológico, mas sim pelo fato de existir um inter-relacionamento humano, onde, deveria ser dada maior importância à relação aluno-professor, ou seja, para que essa relação fosse sensivelmente mais humana.
Mas devemos simplesmente nos esquecer dos computadores na educação em pleno término do século vinte? Não, acreditamos que devemos sim participar deste avanço tecnológico com a sociedade em geral e também em estar utilizando essas tecnologias com as crianças. É claro que a utilização deste equipamento não deve, em hipótese alguma, ser utilizado como um fim em si mesmo, mas sim como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, despertando desta maneira algum tipo de interesse maior na questão do conhecimento.
Enfim, após pesquisas finalizamos que:
As Vantagens desse processo para com os alunos e educando são:
  • Despertar da curiosidade;
  • Aumento da criatividade, principalmente nos casos de utilização no auxilio á aprendizagem de crianças deficientes, até então realizada de uma forma não tão eficaz, como é o caso de programas utilizados pela prefeitura da cidade de São Paulo, na gestão de 1992;
  • Uma ferramenta poderosa como auxílio no aprendizado, como por exemplo, a utilização de softwares educacionais (multimídia);
  • Uma produtividade maior em relação ao tempo necessário ao estudo propriamente dito;
  • Necessidade de um continuum de treinamento, para o acompanhamento tecnológico;
 E, onde as principais desvantagens seriam:
·          Falta de preparo dos próprios educadores e educando:
  • As influências negativas causadas pela utilização de técnicas relacionadas com a tecnologia (computadores), ou seja, a utilização excessiva das máquinas e se realmente a utilização da tecnologia (computadores) significará um aperfeiçoamento efetivo do ensino no país. Neste caso comenta-se a eficácia da viabilização de projetos computacionais internamente nas instituições de ensino.
Enfim, sou a Aluna Maria Queiróz, completa satisfação em estar cada dia aprendendo mais e mais com este curso, e podendo ver a importância que realmente tem a implantação da tecnologia de educação no ambiente escolar, de forma que é vantajosa para ambas as parte Aluno-Professor. 

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