PLANO DE AULA
Como professora do 2º ano da Escola Municipal Caio Viana Martins,
decidir por interagir melhor meus alunos com os meios tecnológicos utilizando A
SEQUENCIA ALFABÉTICA, a aula foi dada no dia 06/06/2013 no período da tarde.
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
TEMA DA WEQUEST: Seqüencia
Alfabética, e Navegação
INTRODUÇÃO: Essa atividade foi muito interessante
para eles, por que eles tiveram que prestar mais atenção na localização das
letras do teclado sendo que estas, não estão na mesma ordem que eles estão de
costume, mas que, porém eles iriam ter que realizar a atividade na ordem
aprendida na sala de aula, isso fez com que eles tivessem mais curiosidade,
atenção, e principalmente focassem na atividade para que fosse ser realizada
com sucesso. E após a atividade realizada eles iriam pesquisar assuntos do
interesse deles, mas que tivessem ligação com a disciplina.
TAREFAS:
Caros
alunos: Considerando as atividades realizadas na disciplina de Língua
Portuguesa, vamos fazer uma seqüência alfabética no computador com os nomes de
cada aluno da sala, para que possamos interagir mais com os meios tecnológicos
da maneira mais fácil possível para vocês agora no início.
·
Abrir o programa de digitação de texto no
computador (Microsoft Office)
·
Colocar o Título da Atividade
·
Cada um recebera a lista com os nomes da classe
todos em forma aleatória
·
Cada um começara a listar os nomes da pagina de
texto na ordem alfabética
·
Ao término da atividade cada um vai pesquisar um
tema de língua português já estudado na sala de aula e ler o que conseguiram
pesquisar. Enfim cada um irá dizer o que achou da nova experiência, e citar as
maiores dificuldades.
AVALIAÇÃO: Os alunos tiveram mais dificuldades na
hora de colocar as letras maiúsculas nas iniciais de cada nome; Também ficaram
um pouco tensos na hora de escolher um tema relacionado a matéria de língua
portuguesa, muito interessante que eles optaram por jogos educativos, usando
palavras, letras e outras temas de língua portuguesa, sendo que eles não
apresentaram muitas dificuldades com a internet em si, irei disponibilizar
agora alguns sites pesquisados por eles: (http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php), (http://www.escolagames.com.br/jogos/cacaPalavras/).
CONCLUSÕES: Os
alunos se mostraram muito curiosos para a realização da atividade, fiz com que
eles aprendessem e entendessem que a internet e o computador não devem ser
usados apenas como forma de brincadeiras e redes sociais, mas também para obter
conhecimentos.
ANOTAÇÕES: Os alunos se
envolveram bastante nas atividades, compreenderam de forma clara as atividades,
a mensagem foi transmitida também de forma clara e objetivas, os alunos tiveram mais dificuldades na hora de colocar as
letras maiúsculas nas iniciais de cada nome; Também ficaram um pouco tensos na
hora de escolher um tema relacionado a matéria de língua portuguesa, foi
interessante que eles optaram por pesquisar jogos educativos, se relacionaram
muito bem com os outros colegas, não teve disputa por máquinas cada um sentou
em seu lugar de forma organizada, eles não interferiram nas atividades dos
colegas pois eu estava lá ajudando quem estivesse com dúvidas, todos os meus
alunos atingiram meu objetivo, todos já estavam um pouco familiarizados com as
máquinas, a atividade foi dada aos alunos e o professor acompanhou o ritmo de
cada um para a realização dela, todas as máquinas funcionaram bem, algumas com
os programas um pouco lentos, porém nada
de muito problema. A turma recebeu muito bem a proposta, se animaram com a
atividade diferente, eles se comportaram muito bem no decorrer da atividade,
nos deixando muito satisfeitos com os resultados, todos eles aprenderam de forma
eficaz tudo que por mim foi dito, essa forma de ensino pode ser aplicada para
outras séries, porém com temas diferentes relacionados ao conteúdo de cada
turma.